Domingo, 1 de Julho de 2007

DIABETES...CONSIDERADO UM DOS MALES DO SÉCULO

 

O diabetes é considerado um dos grandes males do século XXI.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que até 2030 o número pessoas no mundo com diabetes chegue a 376 milhões.

Pouco se sabe do mecanismo que desencadeia o diabetes, mas certo é que o sedentarismo aliado a um estilo de vida desregrado e a uma alimentação hipercalórica, rica em açúcares e gorduras, são grandes vilões. Alie estes fatores à predisposição genética e o corpo humano está pronto para reclamar. E da forma menos doce possível.


Alguns pacientes conseguem controlar o nível de glicose no sangue somente regrando a alimentação e fazendo algum tipo de atividade física regular. Mas muitos deles têm que aliar estas práticas a medicamentos, consultas periódicas à médicos e dentistas, exames diários de glicose, exames laboratoriais. E essa gama de cuidados não fica barata.

 

“Tenho que visitar meu dentista regularmente, pois o diabético tem uma grande propensão em desenvolver gengivite. Tem ainda a insulina, seringas descartáveis, exames laboratoriais, as fitas usadas no glicosímetro, que serve para medir o nível de glicose no sangue. Tudo isto pode ser conseguido em Postos de Saúde, mas nem sempre são encontrados e o diabético não pode correr o risco de interromper o tratamento. Ficar sem insulina pode significar até mesmo entrar em coma”.

Até mesmo alimentos voltados para quem não pode consumir açúcar são mais caros.

 

Conheça o diabetes

O diabetes é uma doença causada pelo excesso de glicose no sangue, devido à falta de insulina, hormônio responsável pela entrada da glicose nas células. Além da insulina injetável, hoje o mercado já oferece outros tipos de tratamento, como a insulina em pílulas e a inalável. O Sistema Único de Saúde disponibiliza apenas a injetável, assim como as farmácias populares.

Diabetes - O que é?
Síndrome de causas múltiplas decorrentes da falta de insulina (hormônio produzido no pâncreas, que conduz a glicose sangüínea para dentro das células) no sangue ou da sua incapacidade de exercer determinadas funções.

Sintomas
(Diabetes Tipo 1) – Ocorre, na maioria das vezes, em pacientes magros. Os sintomas são emagrecimento, fraqueza, fome (principalmente por doces), urina excessiva, pressão baixa, desidratação, taxa alta de glicose no sangue e na urina, boca seca, entre outros.

(Diabetes Tipo 2) – Ocorre mais em pessoas obesas e acima dos 40 anos. Os sintomas são hipertensão arterial, triglicerídeos alto, taxa de bom colesterol baixa, entre outros.

Tratamento
(Diabetes Tipo 1) – Insulina e dieta para diabéticos
(Diabetes Tipo 2) – Dieta, atividades físicas, medicamentos anti-diabéticos orais

A tendência, segundo o Ministério da Saúde, é que o impacto do diabetes tipo 2, que ocorre, na maioria das vezes, em pessoas que apresentam excesso de peso, seja cada vez maior.

Medicamentos disponíveis em Postos de Saúde
Insulina MPH Humana 10ml
Glibenclamida 5mg
Cloridrato de Metiformina 500 e 850 mg


CORAÇÃO SOLIDÁRIO é um blog estritamente informativo, de ajuda a todos aqueles ou aquelas que se encontrem em situações de angústia, depressão, desgosto emocional ou fisíco.
Não tem o mesmo nem pretende qualquer intenção de ser um blog de lamechices amorosas ou ilustração de crianças que não deviam, motivada á perigosidade, estarem expostas para belo prazer de seus progenitores.
A única preocupação é uma, é ser SOLIDÁRIO.
publicado por Solidário às 21:56
link | comentar | favorito
3 comentários:
De MARIA JOSÉ ESTEVÃO a 30 de Junho de 2007 às 04:33
Dou-lhe os meus parabéns pelo o seu Blog, muito bem escrito ,muito elucidativo e bastante importante pelas temáticas que desenvolve.É uma pena que outros não façam o mesmo pois é só pernografia e autenticas loucuras de gente que utiliza esta ferramenta para as suas frustrações.
Agradeço-lhe em nome de mais gente que o lê e que sei que lhe mandam E-Mails, o quanto nos tem ajudado, e têr a atenção de responder atodos de igual forma muito e muito obrigada ( HOLANDA )


De JOSÉ PEDRO a 2 de Julho de 2007 às 19:23
Sou um jovem de 28 anos e infelizmente sou portador desta terrível doença que me privou de ser independente. Muito obrigado pelas informações detalhadas, e pelo o interesse que demonstra ter por tantos que sofrem, não só neste problema como em outros bem importantes . Não se arrependa desta sua atitude de bem fazer. Vou enviar-lhe um E-mail e muito agradecido fico se me responder ao mesmo muito e muito obrigado. Receba os meus melhores cumprimentos.


De paulo-macinhata a 19 de Julho de 2007 às 22:00
OLA EU SOU A SUZANA SOU DIABETICA HA 30 ANOS USO A BOMBA DE INFUSAO DE INSULINA JA SOU MAE DE DUAS CRIANÇAS SAUDAVEIS
PASSEI OS MEUS MARTIRIOS QUANDO NOVA MAS AGORA JA ESTOU BEM E MUITO EQUILIBRADO E COMPENSADO
SAO 30 ANOS DE DOENÇA
SE QUIZERES TIRARES DUVIDAS E TIVERES MENSGAER ADICIONA-ME
PAULO-MACINHATA@HOTMAIL.COM
E DO MEU MARIDO
EU POSS AJUDAR
UM BEIJO PARA TODOS OS DIABETICOS
SUZANA


Comentar post

.mais sobre mim

.Julho 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30
31


.mais sobre mim

.posts recentes

. LEUCEMIA NÃO É UMA DOENÇA...

. SOLIDARIEDADE!!!

. DEPRESSÃO E ESPIRITUALIDA...

. Sismo: China confirmam ex...

. O CANCRO DA MAMA...FAÇA O...

. CANCRO NO INTESTINO!!!

. SOLIDARIEDADE COM VERDADE...

. CUIDE DA SUA SAÚDE, FAÇA ...

. DIGA NÃO AO TABACO!!!

. HIPOCRISIA DE NATAL!!!

.arquivos

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

blogs SAPO

.subscrever feeds