Sábado, 5 de Julho de 2008

LEUCEMIA NÃO É UMA DOENÇA FATAL!!!

 

O médico hematologista Mário Mariz, do IPO do Porto, desmistificou alguns mitos sobre a leucemia, clarificando que esta não é uma doença fatal.

 

 

«Em Oncologia, as evoluções te­rapêuticas são, regra geral, feitas de forma lenta e progressiva. A introdução de novos fármacos ou protocolos permitem um pequeno progresso que pode fazer-se sentir, quer na melhoria da qualidade de vida dos doentes, quer no aumen­to da sua sobrevivência». Quem o diz é José Mário Mariz, médico hematologista no IPO do Porto, habituado a lidar diariamente com doenças oncológicas do sangue.
Sobre os avanços da Medicina nesta área, Mário Mariz adianta que, «nos últimos cinco anos, os avanços mais significativos dizem respeito ao tratamento dos doen­tes com leucemia mielóide crónica, onde foram introduzidos fármacos altamente selectivos, capazes de bloquear determinadas enzimas que estão na origem da doença. A comodidade na prescrição destes fármacos e a sua eficácia contri­buíram de forma significativa para uma melhoria na qualidade de vida, bem como para um aumento na sobrevivência destes doentes».
Considera que leucemia «não é uma doença fatal. A leucemia é uma doença potencialmente curá-vel», adiantando que «é importante salientar que existem vários tipos de leucemia com tratamentos e probabilidade de cura variável. O transplante não constitui a úni­ca opção terapêutica. É possível curar doentes com leucemia semrecorrer ao transplante. Em alguns  casos de leucemia, o transplante pode ser a primeira opção terapêutica, em outros casos pode ser uma alternativa após falência dos outros tratamentos».

 

 

No que respeita a probabilidades de cura, o médico deixa claro que a «leucemia mielóide crónica é, hoje, a forma de leucemia com maior probabilidade de controlo, fruto da introdução recente de fármacos altamente selectivos e eficazes», destacando igualmente que «leuce­mia não é igual a morte prematura. Uma percentagem significativa de doentes com leucemia aguda fica curada com o tratamento e a maio­ria dos doentes com leucemia cró­nica vive com a doença controlada durante muitos anos».
Destacando que somos um País avançado e desperto para a inves­tigação, Mário Mariz salienta que «é com frequência que os centros portugueses, que tratam doentes com leucemia, são convidados a participar em estudos internacionais para desenvolvimento de novos fár­macos». O futuro passa, segundo o hematologista, pela «introdução de fármacos cada vez mais selectivos, mais eficazes e provavelmente me­nos tóxicos, o que permitirá uma evolução contínua na melhoria da qualidade de vida e um aumento no tempo de vida para cada doente».
«Em   Portugal,   os   doentes   com  leucemia têm acesso às melhores soluções existentes para cada tipo de leucemia.  No que respeita a novas opções terapêuticas, estamos, felizmente, ao nível dos paí­es mais ricos e desenvolvidos», remata o hematologista.

 

 
publicado por Solidário às 23:15
link | favorito
De Solidário a 4 de Novembro de 2009 às 02:37
Queridos Amigos e amigas, por favor nesta altura em que estão a ser debatidos problemas tão graves, como a PANDEMIA DA GRIPE ( A = NÃO FUMEM, O CIGARRO ESTÁ A ACELARAR SÉRIOS RISCOS DE APANHAREM UMA TUBERCULOSE ( MULTIRESISTENTE = E OS RESULTADOS QUASE SEMPRE SÃO FATAIS. É UM AMIGO QUE VOS PEDE NÃO NÃO FUMEM. FORÇA


Comentar:
De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

.mais sobre mim

.Julho 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30
31


.mais sobre mim

.posts recentes

. LEUCEMIA NÃO É UMA DOENÇA...

. SOLIDARIEDADE!!!

. DEPRESSÃO E ESPIRITUALIDA...

. Sismo: China confirmam ex...

. O CANCRO DA MAMA...FAÇA O...

. CANCRO NO INTESTINO!!!

. SOLIDARIEDADE COM VERDADE...

. CUIDE DA SUA SAÚDE, FAÇA ...

. DIGA NÃO AO TABACO!!!

. HIPOCRISIA DE NATAL!!!

.arquivos

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

blogs SAPO

.subscrever feeds