"Nenhum caminho é longo demais quando um amigo nos acompanha..." Solidário

Sábado, 5 de Julho de 2008

LEUCEMIA NÃO É UMA DOENÇA FATAL!!!

 

O médico hematologista Mário Mariz, do IPO do Porto, desmistificou alguns mitos sobre a leucemia, clarificando que esta não é uma doença fatal.

 

 

«Em Oncologia, as evoluções te­rapêuticas são, regra geral, feitas de forma lenta e progressiva. A introdução de novos fármacos ou protocolos permitem um pequeno progresso que pode fazer-se sentir, quer na melhoria da qualidade de vida dos doentes, quer no aumen­to da sua sobrevivência». Quem o diz é José Mário Mariz, médico hematologista no IPO do Porto, habituado a lidar diariamente com doenças oncológicas do sangue.
Sobre os avanços da Medicina nesta área, Mário Mariz adianta que, «nos últimos cinco anos, os avanços mais significativos dizem respeito ao tratamento dos doen­tes com leucemia mielóide crónica, onde foram introduzidos fármacos altamente selectivos, capazes de bloquear determinadas enzimas que estão na origem da doença. A comodidade na prescrição destes fármacos e a sua eficácia contri­buíram de forma significativa para uma melhoria na qualidade de vida, bem como para um aumento na sobrevivência destes doentes».
Considera que leucemia «não é uma doença fatal. A leucemia é uma doença potencialmente curá-vel», adiantando que «é importante salientar que existem vários tipos de leucemia com tratamentos e probabilidade de cura variável. O transplante não constitui a úni­ca opção terapêutica. É possível curar doentes com leucemia semrecorrer ao transplante. Em alguns  casos de leucemia, o transplante pode ser a primeira opção terapêutica, em outros casos pode ser uma alternativa após falência dos outros tratamentos».

 

 

No que respeita a probabilidades de cura, o médico deixa claro que a «leucemia mielóide crónica é, hoje, a forma de leucemia com maior probabilidade de controlo, fruto da introdução recente de fármacos altamente selectivos e eficazes», destacando igualmente que «leuce­mia não é igual a morte prematura. Uma percentagem significativa de doentes com leucemia aguda fica curada com o tratamento e a maio­ria dos doentes com leucemia cró­nica vive com a doença controlada durante muitos anos».
Destacando que somos um País avançado e desperto para a inves­tigação, Mário Mariz salienta que «é com frequência que os centros portugueses, que tratam doentes com leucemia, são convidados a participar em estudos internacionais para desenvolvimento de novos fár­macos». O futuro passa, segundo o hematologista, pela «introdução de fármacos cada vez mais selectivos, mais eficazes e provavelmente me­nos tóxicos, o que permitirá uma evolução contínua na melhoria da qualidade de vida e um aumento no tempo de vida para cada doente».
«Em   Portugal,   os   doentes   com  leucemia têm acesso às melhores soluções existentes para cada tipo de leucemia.  No que respeita a novas opções terapêuticas, estamos, felizmente, ao nível dos paí­es mais ricos e desenvolvidos», remata o hematologista.

 

 
publicado por Solidário às 23:15
link do post | comentar | favorito
|
11 comentários:
De KA a 7 de Julho de 2008 às 15:46
Acho que hoje em dia, quando detectado atempadamente nada é fatal.
Mas infelizmente o impacto psicológico que têm uma noticia destas, por vezes destrói mais que a doença em si.
Quero deixar uma palavra amiga a todos aqueles que sofrem silenciosamente e para aqueles que convivem com a doença diariamente.
Pessoalmente saber que alguém têm um doença destas perturba-me bastante.
Mas é na força de quem sofre e de quem cuida que esta a diferença.
Bem Hajam todos aqueles que acreditam que o amanhã será melhor e fazem por isso.


De Solidário a 8 de Julho de 2008 às 22:52
Muito Obrigado pela visita a Coração Solidário.
Naturalmente que li atentamente o seu comentário, que achei deveras inteligente.
É verdade que a noticia do cancro, quando a mesma é transmitida ao paciente, o paciente recebe no seu subconsciente um bomba atómica e muitos só têm coragem de perguntar a si mesmos, E Agora?, é realmente díficil, mas acredite que também para o médico que têm que dar tal noticia não é menos díficil, pois tem em mãos uma vida a defender e uma palavra amiga para consolar, a vitmas ou as vitimas de tal noticia. Mas olhe querida amiga, muitos sofrem em silêncio e as vezes, até com medo da própria vida, não acreditando no amanhã, só de facto a força do querer viver pode ajudar psicológicamente a resolver tal problema, mas eu estarei até que a vida me consinta ao lado de todos os que sofrem. Receba um beijo de gratidão em nome de tantos que neste momento estão lutando para viver. Bem haja.


De rosamaria a 31 de Outubro de 2009 às 22:26
pois amigo Dr. Santos Sampaio, deve ser mesmo uma bomba que cai na casa quando se recebe uma noticia destas.
tenho algumas amigas que infelizmente estao nessas condiçoes e o amigo nem sabe a força de vontade de viver que elas têm.
uma delas, quando eu soube, imagine, ela é que me animou a mim de tao abalada que fiquei.
graças a Deus ha pessoas como o meu amigo que fazem tudo por tudo para minimizar o sofrimento dos que sofrem.
espero que a sua tese de Pneumologia corra bem e mando um grande abraço de amizade.
rosamaria


De Edimar Suely a 1 de Setembro de 2008 às 10:45
Olá,

Passando para convidar para a festa de 3 anos do meu blog. Participe, você faz parte desta história,

Smack!
Edimar Suely

Seu blog com assuntos maravilhosos como sempre.


De Edimar Suely a 1 de Setembro de 2008 às 10:49
Olá,

Passando para convidar para a festa de 3 anos do meu blog. Participe, você faz parte desta história,

Smack!
Edimar Suely


De janaina souza ramos a 3 de Agosto de 2009 às 01:33
oi, estou com um grande drama , pois os medicos aimda ñ me disseram mas sei que posso estar com uma leucemia estou fazendo os exames cabives e vou fazer o exame da medula ossea e senceranente estou com medo do resutado .mas tenho fe em deus que tudo vai dar certo . obrigado


De rosamaria a 2 de Setembro de 2009 às 19:09
ola Professor, pelo q vejo continua sem tempo nao é?
ha coisas mais importantes na vida real. nao se esqueça da gente.
tudo de bom para si e para o seu lindo trabalho.
*jinhos
rosamaria


De Solidário a 1 de Novembro de 2009 às 16:08
A falta de tempo, tem sido uma das causas primeiras, de não actualizar o Blog, nem que seja em termos de data e Mês, o que não invalida que muitas o visitem, pelo o que estou agradecido. Como neste momento estou muito ocupado com uma tese sobre o aumento do CANCRO no PULMÃO, que está a vitimar muita gente, começando por TUBERCULOSES MULTI RESISTENTES, e das quais quero falar aqui em artigo a publicar, peço a Vossa paciência, como também as matérias publicadas estão infelizmente sempre actualizadas, peço que tenham em conta que o meu propósito é AJUDAR TODOS OS QUE SOFREM, ajudando-os no esclarecimento a serem mais cautelosos para uma VIDA COM QUALIDADE. UM ABRAÇO FORTE PARA TODOS, COM TODA A MINHA GRATIDÃO.


De Solidário a 4 de Novembro de 2009 às 02:37
Queridos Amigos e amigas, por favor nesta altura em que estão a ser debatidos problemas tão graves, como a PANDEMIA DA GRIPE ( A = NÃO FUMEM, O CIGARRO ESTÁ A ACELARAR SÉRIOS RISCOS DE APANHAREM UMA TUBERCULOSE ( MULTIRESISTENTE = E OS RESULTADOS QUASE SEMPRE SÃO FATAIS. É UM AMIGO QUE VOS PEDE NÃO NÃO FUMEM. FORÇA


De sandra veneziani a 25 de Maio de 2010 às 17:41
Olá, vim te oferecer o selo master blog e deixar o meu toque de carinho e amizade
san


Comentar post

.mais sobre mim

.Música


"VANGELIS"

.Envie um E-mail

Coração Solidário

.Julho 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30
31


.mais sobre mim

.posts recentes

. LEUCEMIA NÃO É UMA DOENÇA...

. SOLIDARIEDADE!!!

. DEPRESSÃO E ESPIRITUALIDA...

. Sismo: China confirmam ex...

. O CANCRO DA MAMA...FAÇA O...

. CANCRO NO INTESTINO!!!

. SOLIDARIEDADE COM VERDADE...

. CUIDE DA SUA SAÚDE, FAÇA ...

. DIGA NÃO AO TABACO!!!

. HIPOCRISIA DE NATAL!!!

.arquivos

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

blogs SAPO

.subscrever feeds