"Nenhum caminho é longo demais quando um amigo nos acompanha..." Solidário

Segunda-feira, 1 de Outubro de 2007

MILHARES MORREM DEVIDO AO TABACO!!!

 

É dos gestos mais naturais que vemos fazer. Na rua, na paragem do autocarro, no bar ou a seguir ao café. Parece que, para quem fuma, sabe bem.


«Não posso compreender como é que se pode facilitar que os jovens fumem nas escolas. É proibido, mas a verdade é que, em algumas escolas, os adultos encolhem os ombros porque eles também fumam.»

É precisamente dos jovens e das crianças que, muitas vezes, nos esquecemos. Afinal, são as maiores vítimas do fumo passivo.

«Se um adulto se sente incomodado pelo fumo protesta, enquanto que, por exemplo, uma criança muitas vezes não o sabe fazer».

«Dado que os fumadores são pessoas que têm um problema, são dependentes. Todos necessitam de ser sensibilizados e esclarecidos quanto aos malefícios do fumo passivo. E as crianças e os jovens têm de ser protegidos».


O proibido é o mais apetecido

Como explicar, então, este fascínio, nomeadamente, nas camadas mais jovens, que o tabaco ainda exerce, hoje em dia, apesar de todas as campanhas, proibições e dados científicos que comprovam os malefícios deste hábito? 

«Nos adultos, o “fascínio” decorre da sua dependência. Outro factor a ter em conta é a imagem que a indústria tabaqueira tem conseguido fazer passar através de campanhas publicitárias, extremamente bem-feitas, que transmitem aquelas sensações de charme, elegância, poder e vidas fascinantes. Por outro lado, os jovens sabem que fumar é um comportamento para os adultos, logo, fumar é uma forma de ascensão e emancipação. Finalmente, o facto de ser proibido também tem o seu quê de apelativo, o que não quer dizer que discorde da proibição. Contudo, estas proibições e restrições devem ser acompanhadas de esclarecimento e discussão sobre a problemática do tabagismo».

O tabagismo está cada vez mais malvisto pela população.»

A legislação existe, as campanhas fazem-se, a vontade política é constante e, nos últimos anos, muito se fez. No entanto, continua a ser uma luta desigual contra as tabaqueiras. São empresas com muito dinheiro. Mesmo com a proibição de se fazer publicidade directa ao tabaco, elas contornaram a questão com a criação de lojas, maioritariamente roupa e perfumes, com produtos fantásticos e caros que associam as marcas de tabaco a algo interessante e prestigiante.


Os perigos do fumador passivo

Um estudo realizado, em nome da Comissão Europeia, mostra que apenas 2% dos inquiridos acreditam que o fumo passivo é inofensivo, 23% defendem que provoca desconforto, enquanto que 36% acreditam que, a longo termo, pode vir a causar doenças graves como o cancro.

O fumo passivo é o fumo do tabaco existente no meio ambiente e que é respirado por aqueles que não são fumadores. Sempre que se partilha um espaço fechado com alguém que está a fumar fica-se exposto ao fumo do tabaco, facto que poderá causar graves problemas de saúde.

Na realidade, o fumo provocado pelo consumo de tabaco contém, pelo menos, 4000 compostos químicos, sendo a sua maioria tóxicos e mais de 40 deles conhecidos como cancerígenos. O fumador só inala 15% do fumo de cada cigarro, os restantes 85% são libertados para o ambiente.

De acordo com a Agência Internacional para a Pesquisa sobre o Cancro (AIPC), um organismo integrante da Organização Mundial de Saúde, existem inúmeros estudos que comprovam que o fumo passivo é uma das causas de cancro do pulmão em não fumadores.


Durante os últimos 25 anos, foram publicados mais de 50 estudos sobre a relação entre fumo passivo e o risco de contrair cancro no pulmão em não fumadores. Estes estudos mostram que existe uma correlação positiva entre o risco de pessoas não fumadoras, cônjuges de fumadores, virem a contrair cancro do pulmão e a exposição ao fumo passivo. As mulheres sujeitas ao fumo passivo provocado pelos seus maridos têm um risco acrescido em 20% de virem a contrair cancro do pulmão, enquanto que esse risco aumenta para 30% para os homens nas mesmas condições.

Os indivíduos não fumadores expostos ao fumo no local de trabalho têm um risco acrescido em 16 a 19% de virem a contrair cancro no pulmão.

Além disso, de acordo com os dados epistemológicos da AIPC, existe uma relação causa/efeito entre a exposição ao fumo passivo e a doença coronária. Foi estimado que o fumo passivo aumenta entre 25 a 35% o risco de um não fumador ter um enfarte do miocárdio.

Os filhos de pais fumadores têm grande probabilidade de vir a sofrer vários problemas de saúde. As crianças expostas ao fumo passivo sofrem, frequentemente, de tosse, catarro, respiração ruidosa e infecções respiratórias (bronquite, pneumonia e asma infantil). Diversos estudos comprovam que a frequência e gravidade dos sintomas de asma infantil aumentam quando as crianças doentes estão sujeitas ao fumo passivo, e diminuem quando deixam de estar submetidas a estes ambientes.
Dados científicos comprovam que existe uma relação causa/efeito entre a exposição ao fumo passivo e o enfisema pulmonar, quer em crianças, quer na população adulta.




Sintomas de fumo passivo

– Irritação dos olhos, nariz e vias respiratórias;
– Redução da função pulmonar;
– Dores de cabeça;
– Tonturas e náuseas;
– Fadiga;
– Perda de concentração;
– Diminuição do olfacto e do paladar;
– Grávidas expostas a fumo passivo correm o risco de terem bebés de baixo peso;
– Pode causar doença do ouvido médio (otite serosa), que é a causa mais comum de surdez nas crianças;
– Frequência da síndrome de morte súbita aumenta nos bebés/crianças expostos ao fumo do tabaco.





publicado por Solidário às 16:17
link do post | comentar | favorito
|
33 comentários:
De DIh a 16 de Outubro de 2007 às 00:34
\Oi Parabens pelas materias.

uma ótima noite.

bjx


De romy a 16 de Outubro de 2007 às 18:18
todos deviam pensar e repensar, antes de acender um cigarro.
principalmente com os avisos q ha actualmente, é inadmissivel q haja quem nao se rale com a saude.
um abraço solidário a todos q nao fumam ( e aos q fumam, tambem, mas pensem q isso faz mal)


De Rums a 16 de Outubro de 2007 às 18:54
Parabens, enfim um blog dedicado à saúde e cuidados com o corpo...

Eu mesmo preciso tomar vergonha na cara e abandonar o cigarro, sei que faz mal, e com tantas recomendações e exemplos em cada maço estampado.

Grande abraço e espero que contabilize bastantes visitas.

Rums

www.rumsbr.blogspot.com


De kiks a 16 de Outubro de 2007 às 18:58
demais o seu blog, adorei...parabéns..
beijinss
kika


De kika a 16 de Outubro de 2007 às 18:59
s«desejos de uma excelente semana
beijinss
kika


De Bernardo Lima a 16 de Outubro de 2007 às 20:06
mt legal a idéia do blog...
superoginal...
nunca vi nenhum desse estilo...
paranbéns!
e pra quem fum...chegou a hora de parar, né???
abraço aí!


De 2k2Bernardo Lima a 16 de Outubro de 2007 às 20:07
mt legal a idéia do blog...
superoginal...
nunca vi nenhum desse estilo...
paranbéns!
e pra quem fuma...chegou a hora de parar, né???
abraço aí!


De Ferroso a 16 de Outubro de 2007 às 21:23
Por ser uma droga aceita pela sociedade, cigarro, charuto, etc. são facilmente assumidos pelas pessoas e principalmente pelos jovens. A ciência busca uma relação do fumo com a genética, e se esse fator for verdadeiro, o tratamento será mais fácil.
No Brasil o número de fumantes adultos, cai a cada ano; mas entre os jovens, aumenta muito.
Sem dúvida é um grande problema social.
Muito boa a iniciativa do blog. Abraços.


De Fernando MartinsRocha a 16 de Outubro de 2007 às 21:30
Legal seu blog.

http://fodasefodase.blogspot.com/



De rosamar a 16 de Outubro de 2007 às 21:38
ola amigo,
parabens como aborda a nossa saude.
rosamaria


Comentar post

.mais sobre mim

.Música


"VANGELIS"

.Envie um E-mail

Coração Solidário

.Julho 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30
31


.mais sobre mim

.posts recentes

. LEUCEMIA NÃO É UMA DOENÇA...

. SOLIDARIEDADE!!!

. DEPRESSÃO E ESPIRITUALIDA...

. Sismo: China confirmam ex...

. O CANCRO DA MAMA...FAÇA O...

. CANCRO NO INTESTINO!!!

. SOLIDARIEDADE COM VERDADE...

. CUIDE DA SUA SAÚDE, FAÇA ...

. DIGA NÃO AO TABACO!!!

. HIPOCRISIA DE NATAL!!!

.arquivos

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

blogs SAPO

.subscrever feeds