"Nenhum caminho é longo demais quando um amigo nos acompanha..." Solidário

Segunda-feira, 14 de Abril de 2008

CANCRO NO INTESTINO!!!

 

A descoberta de um cancro costuma causar a sensação de que uma bomba está prestes a explodir. Mas assim como boa parte das doenças, quando o cancro é diagnosticado na fase inicial, há grandes probabilidades de cura, entre 90% e 100%, segundo médicos.

"O cancro do cólon pode ser diagnosticado na fase inicial e totalmente curado", diz o grande gastroenterologista Prof. Drº Antonio Frederico Magalhães.

Sangramento nas fezes, diarréia, eliminação de muco (catarro amarelado) e dores na evacuação são sinais de alerta para o cancro no intestino. A recomendação dos gastroenterologistas quando estes sintomas aparecem é procurar um médico.

Os primeiros sinais encontrados no intestino são pequenas verrugas, chamadas de pólipos, mas que podem ser detectadas em exame clínico. Esta manifestação ainda não é um cancro, mas tem probalidade de se tornar. Depois de descobertos e removidos por meio da colonoscopia, ou de uma cirurgia, as possibilidades de recuperação são muito grandes.

 

A colonoscopia é o exame usado para detectar a presença de tumores ou de sinais iniciais do cancro de intestino. As imagens de todo o intestino grosso são captadas por meio de um tubo de fibra ótica e visualizadas num monitor. Outro procedimento pode ser o exame físico, geralmente o toque retal.

Segundo Magalhães, o exame permite a doença seja descoberta precocemente. "O pólipo não é cancro ainda, mas tem grande probalidade de virar. Se for retirado no próprio exame, elimina-se o risco", afirma Magalhães.

Nos casos mais adiantados, onde já há a formação de um tumor, é preciso fazer um estadiamento, ou seja, verificar se o tumor está localizado no intestino ou se tem manifestação à distância.

O estágio da doença e localização do tumor não determinam apenas a probalidade de cura, mas também a forma de tratamento.

Quando o tumor se localiza no reto alto, a cirurgia consiste na extração do pedaço afetado, com uma margem de segurança, e na anastomose (emenda) do segmento do intestino com o reto. "Neste caso, o paciente tem trânsito intestinal normal", diz Ademar Lopes, especialista em cirurgia oncológica e vice-presidente do Hospital do cancro.

O mesmo procedimento é adotado para os tumores posicionados de 3 cm a 4 cm acima do ânus. Se o câncer fica no reto baixo, próximo ao ânus, em geral se torna necessária a colostomia -cirurgia que exterioriza o intestino para a pele do abdome, com captação das fezes numa bolsa.

Depois das intervenções cirúrgicas, a radioterapia ou a quimioterapia são usadas para controlar e evitar o desenvolvimento de novos tumores.

 

Lista de alimentos Laxativos
01 - Abacate
02 - Abacaxi
03 - Abobrinha
04 - Acelga
05 - Alface
06 - Agrião
07 - Açúcar Mascavo
08 - Amendoim
09 - Ameixa preta
10 - Ameixa
11 - Ananás
12 - Aveia(flocos)
13 - Avelã
14 - Beringela
15 - Bertalha
16 - Brócolis
17 - Caqui
18 - Castanhas
19 - Cenoura crua
20 - Couve
21 - Cereais integrais
22 - Chicória
23 - Coalhada
24 - Espinafre
25 - Ervilha
26 - Feijão com casca
27 - Favas
28 - Figo com bagaço
29 - Grão de bico
30 - Gema de ovo cru
31 - Geleias
32 - Jaca
33 - Laranja com bagaço
34 - Leite
35 - Lentilha
36 - Mel
37 - Melado
38 - Morango
39 - Manga
40 - Mamão
41 - Nozes
42 - Passas
43 - Palmito
44 - Pimentão
45 - Queijos gordurosos
46 - Quiabo
47 - Sapoti
48 - Soja
49 - Uvas
50 - Vegetais folhosos
51 - Yogurte
 
Alimentos Obstipantes
(diminuem a função intestinal)
01 - Arroz branco
02 - Batata inglesa
03 - Biscoito refinado
04 - Bolacha de farinha refinada
05 - Carás
06 - Clara de ovo
07 - Cenoura cozida
08 - Cevada
09 - Chuchú
10 - Chá de camomila
11 - Farinhas refinadas
12 - Creme de arroz
13 - Féculas
14 - Gelatina em folha
15 - Limão (caldo)
16 - Mandioca (aipim)
17 - Maizena
18 - Maçã
19 - Mandioquinha
20 - Óleos vegetais refinados
21 - Pão branco
22 - Pera



publicado por Solidário às 22:03
link do post | comentar | favorito
|
17 comentários:
De rosamaria a 15 de Abril de 2008 às 22:47
ola professor,
só passei de fujidinha para dar um grande abraço,
continua com a sua solidariedade mundial, pena q nao existam muitas pessoas assim para o mundo ser melhor.
felicidades para si e para os seus doentes.
xi-coraçao
rosamaria


De Solidário a 16 de Abril de 2008 às 05:28
Viva rosamaria.
Antes de lhe agradecer,A VISITA QUE ME DEU MUITA ALEGRIA. Quero que se sinta completament à vontade comigo e, porventura a melhor forma de o conseguir é fazendo-me uma visita por este espaço atravancado pelos os péssimos comportamentos que me desiludem, de alguns bloguistas menos sérios.
MAS COMO AMO COM MUITA SERIEDADE OS AMIGOS,continuo a preocupar-me com as suas saúdes, alertando-os. O que noto ser praticamente incapaz da minha parte em os recusar, por notar que comportalmente estão doentes,por faltarem ao maior valor que a vida nos dá, que é serem honestos.
Visitei O SEU blog, que acho de uma frescura que mais me parece um lago onde me recrio, descansando, é bem a demonstração do seu INTELECTUO, QUE MUITO RESPEITO E ADMIRO.
Reçeba um beijo de muito CARINHO E RESPEITO do amigo certo.
Santos Sampaio


De Edimar Suely a 20 de Abril de 2008 às 15:44
Olá,

Passei para dizer que estou de endereço novo, viu?

Smack!

Edimar Suely

Seu espaço, maravilhoso, como sempre.


De Solidário a 23 de Abril de 2008 às 14:46
Muito obrigado, EDIMAR, pela sua visita, brem como pelo o seu presente.
É sempre agradável, sabermos que temos amigos que não nos esquecem, foi esta a prova que voçê fez o favor de me oferecer.
Bem Haja por tal atitude.
Sei que outros não se sentem tão bem, e que procuram ignorar, o que lhes transmito, pois sou um defensor acérrimo da VERDADE, e não entendo de forma nenhuma que se façam as maiores tropelias em termos de honestidade para desclassificar outrens dos pontos adquiridos.
Exisre um bem maior que se chama HONESTIDADE, e quando essa não é praticada, entendo que essa gente não merece o minimo de CREDIBILIDADE.
CADA UM bloguista ESCREVE O QUE QUER ,E O QUE LHE VAI NA ALMA. e jámais posso concordar que se tirem pontos a quem está a dar o seu melhor.
A estrela dourada ou um primeiro lugar jámais pode ser uma guerra de valores, outros bens se devem valorizar e cultivar. VERDADE!!VER5DADE!!! e HONESTIDADE, quando assim, não acontece tudo tem que ser posto em causa como é normal. E deixa-me horrorizado quando esta gente invoca o nome de CRISTO, SÃO DE FACTO OS FALSOS PROFETAS, OS JUDAS DO NOSSO TEMPO.
Volte sempre com a sua graciosidade e creia-me um amigo certo .
Receba um beijo de muito carinho e amizade.
Santos Sampaio


De Ana Poças a 25 de Junho de 2008 às 11:03
Bom dia!
Estava a fazer uma pesquisa e esta foi o primeiro resultado que tive, e fiquei assustada, pois tenho tido esse tal muco, dores e já tive algumas vezes diarreia, sendo assim, terei que contactar de imediato o meu médico de família..Obrigada


De Solidário a 4 de Julho de 2008 às 02:55
Muito obrigado, D. Ana Poças pela sua visita.
Naturalmente que não pretendo assustar, mas sim alertar e dizer como é Bom e Importante viver com saúde.
Ficaria muito contente que visitasse o Srº Seu Médico, e Lhe expusesse a situação e toda essa sintomatologia.
Muito grato Lhe ficarei que depois me diga alguma coisa.
Receba os meus melhores cumprimentos.
Santos Sampaio


De Sara a 24 de Agosto de 2008 às 20:32
Boa tarde,
o estado de saude da minha mae levou-me a pesquisar o cancro do intestino. A minha mae tem 62 anos e sofreu um AVC aos 58, ficou paralisada do lado esquerdo e move-se com alguma dificuldade, sofre de diabetes e colesterol. Ancontece que a cerca de 3 semanas ela me confessou que anda muito assutada pois anda a perder sangue nas fezes, sente um desconforto nos intestinos e evacua sempre que come alguma coisa, e isto ja a 2 meses... nao sei o que pensar, tenho medo de que seja um tumor, ja perdi o meu pai no ano passado e tenho receio de que se for realmente um cancro ela nao consiga ultrapassar tudo.... esta terca feira ira fazer um colonoscopio. A minha questao e se na pior das hipoteses tendo em conta o estado em que minha mae se encontra uma recuperacao seja possivel?


De joao gracio a 5 de Setembro de 2008 às 18:02
viva, li ai que o sr. é Doutor, passo a relatar o que se tem passado, à +- 1 semana e meia que a minha mae uma idosa de 70 anos, tem se queixado de dores fraquinhas no estomago e a barriga inchada, como tb pela manha tem tido diarreias... será que tera algum cancro?????? o que me recomenda?


De Mónica Gomes a 17 de Setembro de 2008 às 14:36
Mónica Gomes, 30 anos

Boa tarde, Doutor
Últimamente não me tenho sentido muito bem a nível intestinal, sinto-me inchada, tenho uma dor na parte superior direita do abdómen constante, por vezes vou a correr á casa de banho que parece que não me vou aguentar, e quando chego não faço nada, tenho diarréia com frequência e tenho um mal estar constante. Já fui várias vezes ao médico e ele manda-me fazer de tudo menos um exame aos intestinos, diz q não é nada é tudo psicológico. A verdade é q de dia para dia me sinto pior, reparo sempre nas fezes, e elas têm uma côr clara, em relaçao ao muco não sei o que é e como se vê, e no final não sinto dor mas sim um desconforto enorme. Será q a doença é grave?


De antonio a 18 de Setembro de 2008 às 23:47
Ola boa noite ando com muita diarreia,vomitos,dores nas costas,catarro amarelo e a perder pesso.Fui ao meu medico e ele mandou me fazer analises ao sangue e as fezes hoje dia 18/9/08 fui sader o resultado ele mandou me tirar sangue de novo e marcou consulta mo hospital.Esto bastante preocupado gostaria de saber a sua opiniao.Obrigado um grande abraco.Antonio Q.


De Thiago a 12 de Março de 2009 às 13:35
Doutor,

Minha mãe precisa fazer uma colonoscopia, estamos procurando lugares para fazer o exame, porém é um exame muito caro, você saberia de alguma clinica ou hospital que tivesse algum projeto que facilitasse para fazer esse exame? O senhor indicaria algum lugar em especial?


De soraia a 15 de Março de 2009 às 13:23
estava aqui em casa e decidi procurar informação sobre o cancro nos intestinos..
a minha avó sofre dessa doença e sinceramente não sei absolutamente nada sobre ela..
gostaria e agradecia-lhe se me pode-se dar informações..


De Cristina Antunes a 26 de Março de 2009 às 07:32
Bom dia,
Nunca me interessei muito por este assunto até ontem. A minha mãe que te 65 anos foi ontem fazer uma colonoscopia e detectaram uma lesão vegetante no cego - Cancro no colon. Fizeram de imediato uma biopsia e dentro de cinco iremos buscar os resultados e verificar o estado dessa málefica doença. Estou completamente atordoada com esta notícia e não sei o que fazer. A minha mãe sempre foi saudável até 1 mês atrás quando começou com uma diarreia. Precisava que orientasse nesta primeira fase.
Obrigada,

Cristina A.


Comentar post

.mais sobre mim

.Música


"VANGELIS"

.Envie um E-mail

Coração Solidário

.Julho 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30
31


.mais sobre mim

.posts recentes

. LEUCEMIA NÃO É UMA DOENÇA...

. SOLIDARIEDADE!!!

. DEPRESSÃO E ESPIRITUALIDA...

. Sismo: China confirmam ex...

. O CANCRO DA MAMA...FAÇA O...

. CANCRO NO INTESTINO!!!

. SOLIDARIEDADE COM VERDADE...

. CUIDE DA SUA SAÚDE, FAÇA ...

. DIGA NÃO AO TABACO!!!

. HIPOCRISIA DE NATAL!!!

.arquivos

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

blogs SAPO

.subscrever feeds